Usos da água

 
A utilização da água pelo homem depende da sua disponibilidade, da realidade socioeconômica e cultural, das formas de captação, tratamento e distribuição. Os principais usos da água são:
 
Abastecimento público - o uso mais nobre da água - subdividido em uso doméstico (como fonte de vida, bebida, no preparo de alimentos, higiene pessoal, limpeza na habitação, irrigação de jardins e pequenas hortas particulares, criação de animais domésticos, entre outros) e público (moradias, escolas, hospitais e demais estabelecimentos públicos, irrigação de parques e jardins, limpeza de ruas e logradouros, paisagismo, combate a incêndios, navegação, etc). 
 
Industrial - como matéria-prima, na produção de alimentos e produtos farmacêuticos, gelo e etc, em atividades industriais onde a água é utilizada para refrigeração, como na metalurgia, para lavagem nas áreas de produção de papel, tecido, em abatedouros e matadouros, etc e em atividades em que é utilizada para fabricação de vapor, como na caldeiraria, entre outros. 
 
Comercial - em escritórios, oficinas, nos centros comerciais e lojas, em bares, restaurantes, sorveterias, etc. 
 
Agrícola e pecuário - na irrigação para produção de alimentos, para tratamento de animais, lavagem de instalações, máquinas e utensílios 
 
Recreacional - Em atividades de lazer, turismo e socioeconômicas, nas piscinas, lagos, parques, rios, etc. 
 
Geração de energia elétrica - Na produção de energia através da derivação das águas de seu curso natural. 
 
Saneamento - Na diluição e tratamento de efluentes .